sexta-feira, 1 de maio de 2009

ADOLPHO SIMÃO RASI

"Um homem se humilha / Se castram seu sonho / Seu sonho é sua vida / E vida é trabalho / E sem o seu trabalho / Um homem não tem honra / E sem a sua honra / Se mata, se morre".
Gonzaguinha

Foi um dos precursores do Partido Comunista na cidade de Bauru, tendo sido antes da criação do Partido, anarquista convicto, e um militante político preocupado com as condições de vida do povo brasileiro, reunindo-se costumeiramente em primórdios do século passado, com outros companheiros anarquistas da cidade, igualmente preocupados com a Paz Mundial e com o desfecho da 1ª Grande Guerra Mundial.
Duas passagens servem para ilustrar sua rica e intensa militância política.
Quando o Prefeito Municipal, Sr. Manoel Bento Cruz, em confronto com a Igreja Católica, resolveu demolir a Igreja Matriz que se encontrava construída fora do alinhamento, estando a bloquear a rua principal da cidade, os funcionários públicos municipais recusaram-se a cumprir suas ordens, por entenderem que este trabalho era um pecado, e poderiam vir a ser punidos pela fúria divina.
Os funcionários municipais parados, sem realizar a demolição determinada pelo Prefeito, quando alguém teve a brilhante idéia de sugerir que os anarquistas fossem convidados a realizarem o trabalho, sendo que Rasi e seus companheiros de pronto aceitaram a tarefa, vendo nesta tarefa um belo exercício prático.
Entretanto, ao derrubarem a porta da entrada da Igreja, depararam-se com o altar e suas imagens. Antes de prosseguirem na tarefa aceita, retiraram cuidadosamente as imagens sacras do interior do templo e as depositaram na calçada defronte.

- Vocês não vão quebrar as imagens dos santos? , perguntou um curioso.
- Não. São obras de arte e nós anarquistas respeitamos toda e qualquer manifestação artística, teria respondido Rasi.

Toda e qualquer ordem para prisão dos comunistas atuantes na cidade, continham o nome do italiano. Certo dia estava a cuidar de suas parreiras de uva, na propriedade rural de sua propriedade, quando chegou a polícia.

- O senhor está preso, Sr. Adolpho!
- Por qual motivo?
- Por causa de suas idéias!
- Façam-me o favor então. Levem minhas idéias presas e deixem-me a trabalhar.

Adolpho Simão Rasi, foi um dos grandes esteios na luta pela democracia e pela liberdade em nossa Pátria, tendo sido um dos fundadores do PCB na cidade de Bauru e um de seus organizadores pelo centro oeste paulista.
Seu nome está imortalizado no prédio do SESC/Bauru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário